por Estrela

Quem é a deusa da agricultura, representação genealógica da mãe terra!?

Démeter (em grego: transl: deméter) ou Demetra (em grego: transl: demetra) , na mitologia grega, é a deusa da a agricultura, uma olímpica , filha de Cronos e Reia. É a deusa da terra cultivada das colheitas e das estações do ano . É a propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização. Na qualidade de deusa da agricultura, fez várias e longas viagens com Dionísio ensinando os homens a cuidarem da terra e das plantações.

Em Roma, onde Deméter se chamava Ceres, seu festival era chamado Cereália, sendo celebrado na primavera.

Sua primeira filha foi Perséfone, que teve com Zeus. Perséfone era a maior alegria da mãe! Quando Hades a sequestrou, Deméter arrasada foi falar com Zeus, mas ele falou que tinha prometido a o irmão Hades Perséfone então Deméter avisou que se não trouxesse sua amada filha de volta nenhuma planta no mundo jamais voltaria a crescer enquanto Perséfone não voltasse e Deméter cumpriu sua palavra e nenhuma planta voltou a crescer.

Hades e Perséfone

Com a situação caótica em que estava a terra Zeus pediu a o irmão Hades que devolvesse Perséfone, então ele concordou, porém, antes dela ser devolvida a mãe Perséfone comeu seis romãs e assim a prendeu para sempre nos infernos, pois quem comesse qualquer alimento nessa região ficava obrigado a retornar.

Então quando Hades avisou que ela comeu seis romãs ficou presa seis meses de todos os anos nos infernos e que foi chamado de inverno. Quando Perséfone voltava para Hades Deméter ficava triste e com raiva os outros seis meses. E foi chamado de primavera quando Perséfone voltava para mãe.

E graças à Deméter, aquela que ensinou a agricultura aos homens, nasceram as primeiras civilizações.

Encontrando a Paz em um Grão de Amor


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.

2015/2020 INSTITUTO ETNIA PLANETÁRIA