por Estrela

Você sabia que existem bactérias nas nuvens?

December 18, 2017

De que são feitas as nuvens? Água com certeza é a resposta mais óbvia. Mas não a única. Bactérias também são fundamentais!!! Cada dia que passa, os cientistas ficam mais convencidos de que esses pequenos micro-organismos tem um papel importante na formação do clima. 

 

Isso porque as bactérias funcionam como minúsculas forminhas de gelo no céu. O vapor de água do ar se acumula entre as bactérias e condensa, ou seja, se transforma em gotículas de água líquida que formam cristais de gelo que compõe as nuvens que por sua vez podem virar chuva.

 

 

Além disso, recentemente, pesquisadores descobriram que existem algumas bactérias que fazem até neve!!!!! Uauuuuu!!!!! Elas produzem uma substância que em contato com o vapor de ar o transforma em gelo. Mesmo que não esteja tão frio assim.

 

Cientistas, como a americana Natasha De Leon Rodriguez, da Universidade de Giorgia Tech, nos Estados Unidos. Natasha embarcou em várias viagens arriscadas de avião para coletar bactérias do ar em uma camada da atmosfera chamada troposfera, que fica 12 km de altitude. Por duas vezes ela esteve dentro de um olho de furacão, literalmente!!!! Mas o seu esforço serviu para pegar micróbios e estudar no laboratório. Foi assim que ela descobriu que durante esses fenômenos meteorológicos, as bactérias viajam pelo mundo.

 Depois do furacão Earl e Karl que atingiram em 2010 a Califórnia nos Estados Unidos, a cientista e seus colegas coletaram bactérias do ar e encontram micro-organismos típicos da Africa. Imagine como são fortes os ventos dos furacões para levantas micróbios, explica a pesquisadora que a região não é um bom lugar para uma bactéria viver pois ela fica exposta a raios ultravioletas do sol.

 

Você pode ler mais sobre esse assunto na Revista Superinteressante!!! 

 https://super.abril.com.br/ciencia/bacterias-vivendo-nas-nuvens/

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Mapinguari e o medo do bicho preguiça

April 1, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

2015/2020 INSTITUTO ETNIA PLANETÁRIA