Esta Cartilha tem a pretensão de contribuir com o conteúdo mínimo indispensável para o conhecimento do produtor de mudas de espécies florestais em viveiros, objetivando redirecionar e, provavelmente, desacelerar o ritmo de degradação de nossos ambientes naturais. Direitos autorais reservados à Rede de Sementes do Cerrado.

Este trabalho representa a versão original do "Projeto Corredores Ecológicos das Florestas Tropicais do Brasil", apresentado no primeiro semestre de 1997 por solicitação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Programa Piloto para a Conservação das Florestas Tropicais do Brasil(PPG7). Os corredores ecológicos das florestas tropicais do Brasil / José Márcio Ayres... [et al] ; fotografias Luiz Claudio Marigo. Belém, PA : Sociedade Civil Mamirauá, 2005 256p. : il., mapas ; Anexos Inclui bibliografia ISBN 85-85924-12-8 1. Florestas tropicais. 2. Florestas tropicais - Conservação. 3. Diversidade biológica. 4. Mata Atlântica. 5. Floresta Amazônica. 6. Política florestal. I. Ayres, José Márcio, 1954-2003. II. Marigo, Luiz Claudio, 1950-. III. Sociedade Civil Mamirauá. 

Este manual destina-se a orientar o setor produtivo de mudas, e sua elaboração foi baseada no III Curso de Capacitação dos Parceiros da Rede de Sementes do Pantanal. O roteiro para elaboração deste material seguiu o apresentado pelo Professor José Leonardo de Moraes Gonçalves (ESALQ/USP) durante o Curso de Manejo de Viveiros, sendo acrescido das orientações contidas no Manual de Produção de Mudas de Essências Florestais Nativas, elaborado pela Diretoria de Meio Ambiente da CESP/SP e demais fontes bibliográficas referentes ao assunto.Produção de mudas de espécies florestais nativas : manual / Edna Scremin-Dias ... [et al.]. -- Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 2006. 59 p. : il. ; 27 cm. – (Rede de sementes do Pantanal ; 2) ISBN 85-7613-087-4

Este guia mostra todas as etapas da produção de madeira em pequena escala nas florestas do Amazonas. Ele é dedicado às pessoas que possuem pequenos lotes de terra (até 500 ha) e querem ganhar dinheiro com a produção de madeira de forma sustentável. A partir desse material, o produtor poderá compreender todas as etapas do processo desde o campo até a venda. IDESAN.

Castro, Dilton. Práticas para restauração da mata ciliar. / organizado por Dilton de Castro; Ricardo Silva Pereira Mello e Gabriel Collares Poester. -- Porto Alegre : Catarse – Coletivo de Comunicação, 2012. 60 p. ; il. isbn 85-63-199072. 1. Mata ciliar – Rio Grande do Sul. 2. Vegetação – Rio Grande do Sul – preservação. I.Mello, Ricardo Silva Pereira. II. Poester, Gabriel Collares. III. Bergamin, Rodrigo Scarton. IV. Zanini, Kátia Janaína.; V. Müller, Sandra Cristina. VI. Dias, Alex Sandro dos Santos. VII. Título.

Esta publicação, produzida pelo Instituto Refloresta (antigo Ecoar Florestal) e seus parceiros, oferece informações fundamentais sobre germinação, trazendo uma grande contribuição aos profissionais que atuam na área florestal – viveiristas, produtores de sementes, técnicos e estudantes. Acreditamos que será uma facilitadora da atividade de produção do setor, pelo rigor das informações contidas e pela simplicidade com que são transmitidas, sendo, desde
já, fonte de inspiração para a produção de outros materiais do gênero.

Esta publicação é uma contribuição da TNC ao Projeto “Paragominas Município Verde”. Cite como: NBL – Engenharia Ambiental Ltda e The Nature Conservancy. (TNC). 2013. Manual de RestauraçãoFlorestal: Um Instrumen- to de Apoio à Adequação Ambiental de Propriedades Rurais do. Pará. TheNature Conservancy.

UICN – União Internacional para a Conservação da Natureza. A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura é um movimento multissetorial que se formou com o objetivo de propor ações e influenciar políticas públicas que levem ao desenvolvimento de uma economia de baixo carbono, com a criação de empregos de qualidade, o estímulo à inovação, à competitividade global do Brasil e à geração e distribuição de riqueza a toda a sociedade. Mais de 100 empresas, associações empresariais, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil já aderiram à Coalizão Brasil – www.coalizaobr.com.br.

Bees as pollinators in Brazil: assessing the status and suggesting best practices / Vera Lucia Imperatriz Fonseca, ed.; Antonio Mauro Saraiva, ed.; David de Jong, ed. Ribeirão Preto: Holos, Editora, 2006, 112 pp. Workshop on São Paulo Declaration on Pollinators Plus 5 Forum, São Paulo, 2003. 1. Pollinators – agriculture. 2. Bees – use and conservation. I. Imperatriz-Fonseca, V.L.II. Saraiva, A.M. III. De Jong, D. IV Holos Editora. Environment. V. Title

Escrito pela antropóloga americana Karen B. Strier, uma das maiores estudiosas da espécie, o livro apresenta os resultados das pesquisas iconográfica e antropológica realizadas ao longo de mais de 20 anos. Com texto literário, fotos e desenhos, a obra aborda a realidade do macaco muriqui-do-norte na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Feliciano Miguel Abdalla. Uma realização da Sociedade para a Preservação do Muriqui (Preserve Muriqui), o livro tem o apoio da Conservação Internacional e o patrocínio da Fosfértil, através da Lei Rouanet. Publicado em 2007.

O Observatório do Código Florestal, rede de entidades que visa a acompanhar a implementação da nova lei ambiental, completa dois anos em maio de 2015 e presta contas do que foi feito neste período.

“O livro faz uma viagem pelo universo das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) contando a história de 28 proprietários de terras que criaram e transformaram suas propriedades em exemplos de conservação. Todos foram beneficiados pelo Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica para o desenvolvimento de projetos de gestão em suas reservas. A obra foi publicada pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, parceria entre a Conservação Internacional (CI-Brasil) e Fundação SOS Mata Atlântica, em 2007".  Fonte: CI- Conservação Internacional.

Rigueira, Dary. R572 Como restaurar sua floresta / Dary Rigueria; ilustrações: Jorge. Santana, Ateliê Astúcias. – Mucugê, BA : Conservação Internacional (CI-Brasil); Secretaria do Meio Ambiente - Governo do Estado da Bahia (Sema); Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), 2015. 20 p.; il. Projeto Semeando Águas no Paraguaçu. Obra patrocinada pela Petrobras, por meio do Programa Socioambiental – Governo Federal – Pátria Educadora. ISBN: 978-85-98830-27-8

Esta publicação foi feita para auxiliar aqueles que vivem e trabalham na zona rural paulista a encontrarem
um caminho de harmonia entre as atividades produtivas e a conservação das paisagens naturais. São apresentados princípios para recomposição e manejo da vegetação nativa do estado de São Paulo - a Mata Atlântica -, sistemas de produção florestal, dados sobre as leis ambientais e indicações de como se adequar a elas. Também há informações fundamentais sobre o uso racional da terra e sugestões de práticas saudáveis que levam a melhorias na qualidade de vida dos moradores do campo.

Esta publicação é dedicada a todas as pessoas que fizeram, fazem ou farão parte da Rede de Gestores de Unidades de Conservação do. Corredor Central da Mata Atlântica, sobretudo àquelas que devotam parte de suas vidas à gestão e à proteção das joias do patrimônio natural brasileiro.

Please reload

2015/2020 INSTITUTO ETNIA PLANETÁRIA